domingo, 11 de outubro de 2009

Quadrinhos adultos no cinema

Pega a pipoca!

Primeira postagem da seção Cinema aqui no blog, seção esta que vai ser comandada por mim e muito em breve por algum estagiário disposto a isto (mande já o seu currículo).
Pra começar escolhi os quadrinhos adultos em destaque no cinema, tema do qual eu gosto muito e que ultimamente vêm apresentando obras cinematográficas de alta qualidade.
Os filmes deste gênero têm uma abordagem pesada e um enredo carregado de problemas sociais e contemporâneos.
Fiz uma pequena linha do tempo focando algumas obras que chamaram minha atenção e que merecem ressalve aqui neste espaço.


O Corvo (The Crow) - 1994 Direção de Alex Proyas


Posso estar enganado mas acredito que essa foi a primeira investida do ramo dos quadrinhos adultos no cinema.
Grande destaque para o enredo onde o personagem principal (
Eric Draven) e sua noiva (Shelly) são assassinados na noite anterior ao halloween e passados 12 meses exatos, Draven renasce do
mundo dos mortos guiado por um corvo e com uma maquiagem de palhaço muito macabra buscando vingança.
Parece uma idéia simples, mas assista esse filme e você vai se surpreender com a intensidade e a profundidade inseridas neste longa.
O maior e mais triste destaque deste filme está na morte do ator principal,
Brandon Lee filho do grande Bruce Lee, foi morto por um tiro durante as filmagens. A arma que deveria conter mero estopim foi acidentalmente carregada com munição real e disparada durante uma das cenas em que Shelly a também protagonista e interpretada por Sofia Shinas era estuprada. Os negativos com as filmagens da morte foram totalmente destruídos para evitar problemas.




Muitos filmes poderiam ser citados durante esse espaço temporal entre O Corvo e Sin city, mas eu particularmente não vejo necessidade.


Sin City - 2005 Direção de Frank Miller, Robert Rodriguez e participação especial de Quentin Tarantino



Este é sem dúvida meu favorito nesse gênero de filmes, podemos dizer que foi um revolucionário.
Apelidada de "
Sin City", Basin City é uma cidade tomada pelo pecado como o nome sugere. Povoada por meretrizes, ladrões, policiais corruptos e toda escória da sociedade a cidade apresenta seus protagonistas e suas histórias laterais que possuem certa conectividade.
Romance policial de altíssima qualidade com protagonistas carismáticos trazendo uma técnica de filmagem totalmente digital e em preto e branco que relembra muito bem o estilo dos quadrinhos de
Frank Miller.
Uma obra de arte total que têm de ser vista por você (Merchan foda hein? Se alguém conhece os produtores desse filme, favor informá-los dessa propaganda).




V de Vingança (V for Vendetta) - 2006 Direção de James McTeigue e produção de Andy e Larry Wachowski



V de Vingança se passa numa Londres futurista controlada por um regime militar semelhante ao nazismo.
Evey (Natalie Portman) é resgatada durante uma situação perigosa por "V" (Hugo Weaving) um vigilante mascarado com ideais anarquistas e habilidades incríveis na arte do combate. Juntos eles procuram libertar a sociedade do regime opressor, enquanto fogem dos seguidores do ditador Adam Sutler.
V é um personagem muito carismático e com certeza as cenas de combate chamam a atenção do espectador.
A trama é ótima e traz à tona uma situação semelhante ao período da Guerra Fria com um final espetacular.




Watchmen - 2009, Direção de Zack Snyder, baseado no roteiro de Alan Moore e Dave Gibbons



Vemos aqui a mais significante produção do gênero nesses últimos tempos.
Muitos heróis aparecem no mundo e são responsáveis por manter a ordem do planeta,
interferindo inclusive nos conflitos entre países. Agiam por conta própria até o governo estipular a Lei Keene que determina que cada herói devia ser registrado. Muitos desistem, poucos continuam a exercer a função para o governo ou foragidos e alguns usam de sua identidade para lucrar.
Anos depois, a morte suspeita de um desses heróis desperta o interesse de um ex-grupo de vigilantes que vão em busca de respostas para essa questão mal-resolvida e descobrem muito mais do que um assassinato.

Watchmen busca representar os heróis de uma forma diferente, com problemas reais emocionais e sociais, dependentes e escravos do sistema social, vistos por muitos como uma ameaça e usados como armas de guerra.
Lembrando que o enredo se firma na frase "
Who watches the watchmen?" algo como "Quem vigia o vigilante?".
Sem pestanejar eu diria que este foi um dos melhores filmes do ano e que também deve ser assistido.






Estão aí quatro dos filmes que eu acredito serem os principais e mais bem trabalhados do gênero quadrinhos adultos, no entanto vale ressaltar filmes como
300, The Spirit, Constantine...


Espero que minhas postagens despertem em vocês a vontade de acompanhar essas obras e que obtenham um pouco mais de informações a respeito.

Comentários e sugestões seram muito bem aceitas.

Até a próxima!

1 comentários:

Chico disse...

Eu acho o Watchmen melhor que o Sin City xP