sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Impressionismo!

Este é o movimento artístico que mais aprecio, ele surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet:

Neste movimento os artistas não mais queriam saber de pinturas de fidelidade e realismo, mas sim ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Com esta pequena introdução venho trazer um dos artistas no qual me inspiro na realização de minhas obras, pois ele é considerado um dos precursores do impressionismo em função dos estudos de cor e luz que fez e a sua busca incessante por capturar em uma tela, mudanças climáticas e a luz do sol.

William Turner: Auto-retrato, 1798.


Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres no ano de 1775, antes de completar 10 anos, Turner, filho de um barbeiro, ganhou o primeiro dinheiro como pintor, colorindo uma gravura. Quatro anos mais tarde, entrou para a Real Academia de Londres. Começou como pintor topográfico e pouco a pouco foi se inclinando para as paisagens, principalmente as marinhas. Em 1802 foi admitido como membro da Academia de Londres. Algum tempo depois, fez sua primeira viagem ao continente. Ficou entusiasmado com a pintura dos grandes mestres no Museu do Louvre, então enriquecido com os saques de Napoleão. Lorrain e Poussin eram seus pintores preferidos. Turner dedicou-se à pintura da paisagem com paixão, energia, força, interpretando seus temas de forma épica. Seus trabalhos transmitiam uma emoção extrema e foi considerado o ponto culminante da paisagem romântica. Turner foi extremamente precoce, brilhante e bem sucedido. Iniciou na arte aos 13 anos com seus desenhos e com 15 anos atingiu sua reputação. Era um homem solitário, sem amigos e quando pintava não permitia a presença de pessoas, mesmo que fossem outros artistas.

Com o tempo desenvolveu um estilo próprio de pintar. Sua vida foi inteiramente dedicada à pintura. Seu acervo é magnífico, com mais de 20.000 mil obras. Os temas que ilustravam efeitos de dramaticidade particularmente o fascinavam. Pintou muito o mar, os rios, as cachoeiras e os abismos, pois eram belos e perigosos. O modo como Turner trata a água, o céu e a atmosfera, em geral se afasta de todo o realismo natural e se transforma no reflexo anímico da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um torvelinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo. De 1830 a 1840, Turner deixou de lado a forma e criou espaços voláteis de nuvens e cores, que remete aos quadros abstratos de pleno século XX. Fato marcante de sua vida em que o amor pela pintura foi tão ao extremo que em sua velhice pediu para alguns marinheiros que o amarrassem ao mastro do navio em meio a uma tempestade em alto mar para que pudesse observar e transmitir para suas obras o maximo de realismo possível, ficou por quatro horas assim.

Sua última exposição foi em 1850. No ano seguinte veio a falecer doente e solitário como sempre viveu. Após meses desaparecido, foi descoberto muito doente por sua empregada. Morreu em Chelsea em dezembro, de 1851. Suas obras mais importantes estão na National Gallery e na Tate Gallery, ambas em Londres.

Turner viveu para a arte, e morreu acompanhado apenas dela, sua ultima ambição foi à busca e compra de todos os seus quadros, queria reunir todas suas obras, desejo este que infelizmente não pode ser comprido.

Deixo aqui algumas obras para que possam admirar uma vida inteira de estudos, e amor pela arte.

Veneza: O grande canal, 1835.

Pescadores e o mar.

Chuva, vapor e velocidade, 1844.

Erupção do Vesúvio (1817).

Castelo Arundel, com arco-iris (1824).


Calais (1803).

Naufrágio (1805).

Espero que tenham gostado. E deixo aqui meu e-mail para que você também possa apresentar sua arte. Ate sexta que vem!

aexsander@hotmail.com

1 comentários:

Unknown disse...

Linda as pinturas!